segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Refúgio






Qual a alternativa para relaxar a mente, queimar nossas energias, soltar nossas angústias ou, simplesmente, extravasar?

Ter um hobby? Praticar um esporte, como correr ou uma jogar uma pelada após um dia estressante? Juntar a galera numa balada superdançante? Ler um livro? Escrever poesias ou escrever uma declaração de amor ou desabafo sobre a vida, sobre si mesmo? Pegar um cineminha no final de semana? Brincar com os filhos? Quem sabe uma partidinha de videogame? Ou voltar todo assado depois de uma big praia num feriado prolongado? Contar umas piadas e tomar umas brejas estupidamente geladas durante um happy-hour com os colegas de trabalho? Tudo isso junto e mais um pouco?

Seja qual for a maneira, o importante é sempre dar um jeito de fazer o que gosta, e aliviar as tensões em meio à correria de todos os dias. Todas as pessoas fazem isso de um jeito ou de outro e geralmente nem percebe. Se não faz, torna sua vida enfadonha, chata e sobrecarregada. Um dia explode. Pode explodir destruindo tudo e periga não ter mais conserto.

A vida não é feita só de trabalho, educação, aquisições, relacionamentos, almoço de domingo com a família e um churrasco anual com os amigos. Qualidade de vida é importante, a maioria se preocupa com isso, e é necessário atingir um ponto de equilíbrio.  É por isso que precisamos de uma desculpa, de forma consciente ou não, para reservar um tempinho para nós mesmos, uma saída, uma escapada. Ou um refúgio.

Eu procuro usar as minhas válvulas de escape sempre que posso. Exatamente como agora.

* * *
E em tudo que vou compartilhar com os navegantes errantes que atracarem por aqui.


Márcio Luiz Soares


5 comentários:

  1. Oi,Márcio
    Escrever para mim também é a melhor válvula de escape;tenho até que ter cuidado ,pois posso até escrever o que não devo rs.
    Olha,não recebi seu e-mail...não sei porque retornou... é esse mesmo!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Marcio

    Fui verificar e percebi que este é um e-mail antigo e cuja validade já venceu...
    Escreve para este,que é só para amigos mesmo...rs
    priscilakelvin@hotmail.com

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você que temos que ter um tempinho para nós mesmos. Não que esse tempinho signifique "ficar sozinho" mas sim, fazer aquilo que gostamos, nada de agradar o companheiro(a) ou outros.
    Gosto muito (não que eu saiba) de escrever, queria poder fazer como você Márcio, escrever e compartilhar com os amigos e navegantes suas experiências e até mesmo o que vê de bom por aí mas, o tempo e outros fatores não me permitem. Então, me reservo ao direito de vir, de vez em quando visitar seu Blog, conhecr, aprender um pouco mais e é claro dar meus pitacos aqui, acolá.rss
    Percebeu como gosto de escrever, né? Mais um pouco e meu comentário fica maior que sua postagem.
    Parei aqui...
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Márcio, adorei o texto que você disserta sobre o cinema. " a imagem, a música, a viagem da câmera, agindo como cúmplices, nos conduzindo para bem longe em nossos pensamentos, sem se desgrudar da ação e sem fugir..." é maravilhoso a sintonia de pensamentos e ideias e isso só é possível no encontro, no olhar aguçado de procurar sempre o que existe de melhor... Parabéns!

    Silvia Trevisani

    ResponderExcluir